quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fruta no pé, dentro de casa.


Numa época em que as moradias estão cada vez mais compactas, a solução para cultivar a sua própria árvore é o plantio em vasos; coloque um pouco mais de verde no seu lar!

Seu sonho sempre foi ter um pomar, repleto de árvores, para tirar a fruta direto do pé. O sonho, no entanto, acaba quando você chega à pequena varanda do seu apartamento. Hoje em dia, as moradias na cidade grande estão cada vez menores, mais compactas.

Mas isso não quer dizer, necessariamente, que você não possa ter uma árvore em casa.

Muito pelo contrário.

A saída nestes casos é o plantio das mudas em vasos. Mesmo em espaços reduzidos, elas podem se desenvolver muito bem, basta adotar uma série de cuidados em seu manejo.

Em primeiro lugar, é preciso escolher bem qual tipo de árvore plantar. Embora, a princípio, todas elas possam ser cultivadas desse modo, o recomendável é que a espécie seja de pequeno porte e fácil de manusear, sem a necessidade de tantos cuidados.

Pés de Romã, Limão, Pitanga, Jabuticaba, Acerola, Goiaba da serra, Araçá, Cabeludinha e Goiabasão ótimos exemplos de árvores frutíferas que se adaptam bem a esse tipo de espaço.

Além disso, o vaso no qual a muda será cultivada também precisa ser adequado: o material não interfere no desenvolvimento da planta, mas é preciso que ele tenha um dreno para escoamento da água. Já com relação ao tamanho, o vaso deve ter, pelo menos, 10 cm de diâmetro a mais que o torrão da muda.

É preciso também bastante cuidado e atenção com a poda, o que controla a altura e o crescimento das folhas e do caule da árvore, sempre com tesouras apropriadas. Especialistas recomendam que a poda seja feita após a época de frutificação e que os galhos sejam cortados rente ao caule, na diagonal.

Na hora de regar a sua muda frutífera, é importante lembrar que, apesar dessas espécies demandarem água em abundância, a terra não pode fica encharcada. A dica é regar de três a quatro vezes por semana no verão e, no inverno, duas vezes. Ou sempre que a superfície da terra estiver ligeiramente seca, deixando o excesso de água escoar pelo dreno do vaso.

Não se deve esquecer, ainda, que o ambiente no qual a árvore vai ficar precisa ser bastante arejado e receber a luminosidade adequada, de acordo com as exigências de cada espécie.

Tomados todos esses cuidados, a sua árvore pode crescer cheia de saúde, mesmo que dentro de casa!


Nenhum comentário: